A aplicação de laser para eliminar vasinhos é uma técnica não cirúrgica que tem sido cada vez mais usada para remover os vasinhos que marcam a pele e incomodam muita gente.
O laser aquece e seca os vasinhos, que são absorvidos pelo organismo.
O tratamento é realizado no consultório do angiologista e não requer afastamento das atividades de rotina.
Por Mônica Arena, angiologista e cirurgiã vascular.
Os vasinhos, chamados tecnicamente de telangiectasias, são pequenas veias, muita fina, de coloração avermelhada ou arroxeada, que aparecem logo abaixo da pele.
É um problema estético causado por uma variedade de fatores, incluindo genética, exposição excessiva ao sol, mudanças hormonais, envelhecimento, uso prolongado de medicamentos e até mesmo trauma.
Embora os vasinhos não sejam perigosos para a saúde vascular, incomodam bastante por manchar a pele, prejudicando a beleza e a autoestima.
A aplicação de laser para eliminar vasinhos é uma das opções de tratamento que, como todas as outras, deve ser realizada pelo médico especialista em doenças vasculares, o angiologista.
O laser transdérmico emite pulsos de luz de comprimento de onda específico, que são direcionados para a área afetada.
O calor gerado no interior dos vasinhos sanguíneos causa a contração e a destruição de suas paredes, permitindo que sejam absorvidos e eliminados pelo organismo.
O médico faz as aplicações monitorando imagens muito precisas das áreas tratadas, aumentando a segurança e a eficácia da terapia.
Para que o paciente não sinta dor e não haja danos a outras estruturas, usamos simultaneamente um equipamento para resfriar a pele durante a aplicação do laser.
Mesmo assim não podemos garantir que a aplicação será totalmente indolor, mas com certeza tolerável.
A duração das sessões geralmente é rápida, levando entre 15 e 30 minutos.
Em muitos casos é necessária mais de uma sessão para alcançar o resultado desejado.
Após a aplicação de laser pode ocorrer um pouco de inchaço, vermelhidão e sensibilidade.
Esses efeitos colaterais tendem a desaparecer em poucos dias.
A maioria dos pacientes retorna às suas atividades normais no dia seguinte, não é necessário o repouso.
A única restrição é não se expor ao sol sem proteção, ao menos enquanto durar o tratamento, pois a pele ficará mais sensível e pode manchar.
Se você estiver considerando fazer o tratamento, converse com seu médico para saber se ele é adequado para você.
O laser é uma “escleroterapia térmica”, mas existem outras possibilidades, como o tratamento químico.
Apesar de o laser ser um tratamento de baixo risco, sem cortes ou agulhas, há algumas contraindicações.
Grávidas, diabéticos e pessoas com alguns tipos de doença de pele estão entre aqueles que devem evitar as aplicações.
Portanto, só uma avaliação com o especialista poderá dizer qual é a melhor solução para você se livrar dos vasinhos e quando fazer o tratamento para não comprometer a sua saúde.
Até!
Seja bem-vindo(a) ao meu blog
Sou Mônica Arena, formada em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde me graduei em 1998.
Fiz especialização em Cirurgia Geral na Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, onde estive de 1999 a 2000, e também em Cirurgia Vascular na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no período de 2001 a 2002.
Além disso, possuo Fellowship em Cirurgia Endovascular Angiorradiologia, pela American Heart Hospital, em Phoenix, Arizona, EUA.
Também tenho diversos títulos, entre eles, Título de Cirurgia Geral AMB, Título Area de Atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular AMB/ SBACV, além de Título Área de Atuação em Ultrassonografia Vascular AMB/ SBACV.
Por aqui, você encontra conteúdos relacionados à saúde e bem-estar, com respostas às principais dúvidas sobre saúde vascular.
*A Dra. Mônica Arena atende pelas principais operadoras de saúde, entre elas Saúde Caixa, Cassi, Unimed, Hospitalar, Bradesco Saúde, Postal Saúde, Sanepar, Amil, Copel, Sul América, Fundação Saúde Itaú, Paraná Clínicas, Unipax e Viva Bem.