Perguntas Frequentes

Vasinhos podem se transformar em varizes?

Vasinhos não se transformam em varizes, as estruturas são diferentes. As varizes são veias dilatadas, e os vasinhos são vasos capilares dilatados. Alguns pacientes que têm predisposição a ter vasinhos podem ter também varizes, mas não é uma regra. O uso de meias elásticas, de compressão, podem prevenir vasinhos e varizes, especialmente no caso de quem trabalha muito em pé.

Depilar com cera quente dá varizes?

Não, não causam varizes.

As veias queimadas ou retiradas em cirurgia de varizes não fazem falta para o corpo?

As veias retiradas no tratamento de varizes não fazem falta depois. O sistema venoso superficial dos membros inferiores é como uma “rede”, ou seja, as veias têm comunicação entre si. Quando se retira uma veia do sistema, o sangue passa a circular por outra que se comunicava com aquela veia retirada.

Ficar muito tempo em pé ou sentado causa varizes?

O fato de permanecer muito tempo em pé ou sentado não é um causador de varizes, mas pode acelerar o aparecimento destas varizes para quem tem tendência à formação das mesmas,pois há diminuição da ação dos músculos da panturrilha sobre as veias, pois estes ficam muito tempo sem se contrair de forma efetiva, impedindo o retorno do sangue para o coração, ficando este “represado” nas panturrilhas, ocasionando dores e desconforto.

O uso de anticoncepcionais hormonais causa varizes?

Estes hormônios favorecem a dilatação das veias para aquelas pessoas que apresentam tendência às varizes, mas estas não são, necessariamente contra-indicações para o tratamento hormonal, seja para anticoncepção ou terapia de reposição.

Varizes Voltam?

As varizes não voltam. O que pode ocorrer após o tratamento é o aparecimento outros novos vasos. Uma veia que no momento de um tratamento estava normal, mais tarde poderá se tornar doente-varicosa e por este motivo é que se propõe o acompanhamento com o cirurgião vascular regularmente após o tratamento.

Salto alto causa varizes?

Não há estudos que demonstrem relação causal entre o uso de salto alto e o surgimento de varizes.

Prática de exercícios Físicos Ajudam nas varizes?

A prática de atividade física aeróbica exerce um efeito benéfico com o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, ajudando no retorno venoso, diminuindo os sintomas da doença venosa, porém não curam a doença.

Varizes podem virar trombose?

Sim, em casos mais graves podem se formar coágulos em veias superficiais (varizes), conhecido como tromboflebite superficial e este coágulo pode progredir para veias profundas causando a trombose venosa profunda.