Notícias

Tratamento de vasinhos na face

Problema mais comum do que você imagina e que pode ser rapidamente resolvido.

Problema mais comum do que você imagina e que pode ser rapidamente resolvido.

A preocupação com a aparência é algo que acompanha o ser humano desde a antiguidade. Entre as várias partes do corpo que geram esta preocupação, sem dúvida a face é uma das mais importantes por estar normalmente exposta. 

As telangiectasias ou vasinhos são dilatações geralmente de capilares e vênulas que se localizam na pele em diversas partes do corpo com calibre de 0,1 a 1 milímetro. O rosto é um  dos locais acometidos e com grande incômodo estético. Na face, as regiões mais acometidas  são o nariz, regiões malares e mento. As Telangiectasias podem aparecer isoladamente ou em  grande quantidade, como na Rosácea. Apresenta maior incidência em familiares  (predisposição genética) e está associada à exposição ao sol (fotoenvelhecimento), consumo  de álcool, associação com algumas doenças, distúrbios hormonais, traumas ou uso prolongado  de corticoides. 

Uns dos melhores tratamentos para estes vasinhos do rosto é o Laser Nd-Yag 1064, mas pode ser utilizado também a Luz Intensa Pulsada (ILP) entre outros; 

O Nd-Yag 1064 pulso longo é o laser padrão ouro para tratamento vascular. Esse tipo de laser é aplicado na superfície da pele e sua onda de luz a atravessa atingindo o vaso. Neste caso,  tratamentos com laser são os indicados, uma ou duas sessões, com intervalo de 30 dias entre  elas. O procedimento pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, mas são  contraindicados em peles bronzeadas, queimadas ou expostas ao sol sem proteção. Além  disso, quem está fazendo peeling, tratamento com ácido ou laser com outras finalidades,  assim como quem tem algum tipo de lesão ou ferida na pele, grávidas ou pacientes que  estejam usando medicações fotossensíveis, ou tenham a pele mais escura ou negra, também não devem fazer.

ILP é um aparelho que produz luz com características diferentes do laser e que consegue amenizar ou eliminar as telangiectasias. O paciente pode sentir desconforto leve a moderado  durante o tratamento e não precisa afastar de suas atividades. 

Alguns cuidados são necessários antes e depois do procedimento, como não aplicar cremes no rosto no dia, evitar a exposição ao sol durante cerca de uma semana, usar protetor solar com  fator 50 ou 60 e, em alguns casos, especialmente para peles mais sensíveis, pomadas à base de  corticoide. 

A tecnologia existe para ser utilizada em benefício dos pacientes, no entanto, para evitar complicações, realize o procedimento com um profissional que conheça sobre a doença que  está tratando e também conheça a fundo o tipo de laser que está utilizando. Procure seu  cirurgião vascular